Reinaldo.jpg

REINALDO OPICE

Fotografia fine-art de paisagem, vida no campo e arquitetura urbana

Nasci em São Paulo, Brasil e desde muito cedo comecei a fotografar.

As minhas primeiras fotografias foram tiradas com uma Kodak Rio 400, que ganhei dos meus pais quando completei 10 anos. Mas foi na adolescência que a minha jornada na fotografia começou a se desenvolver de forma mais intensa.

 

Fiz vários cursos sobre olhar fotográfico e fotografia autoral, técnicas de fotografia e revelação e paralelamente cursava a faculdade de Engenharia Civil, na Poli-USP.

Nessa época, meu trabalho dividia-se entre fotos street em preto-e-branco e fotos de paisagens em cores.

Com a evolução do meu desenvolvimento fotográfico e o advento da fotografia digital que comecei a experimentar ainda em 1997 com uma câmera Casio com 0,3 megapixels (isso mesmo, pouco menos de um terço de um megapixel), as fotos de paisagens coloridas passaram a ocupar um maior espaço no meu trabalho.

E essa migração não se deu sem razão. Eu sempre gostei de estar em contato com a natureza, nas montanhas e paisagens. Frequentava com regularidade o interior de São Paulo e a região da Mantiqueira nos finais de semana e nas férias, onde praticava minha outra paixão, que era o mountain bike.

Kodak Rio.jpg

A bike me levava para recantos perdidos no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, que formavam cenários ideais para a fotografia de paisagem. Foi uma combinação vencedora, da bike e da foto, que acabou alavancando a minha jornada fotográfica.

Tive minhas primeiras fotos publicadas em revistas de Turismo e Aventura e revistas de ciclismo de montanha e expostas em coletivas voltadas para esportes de aventura e montanhismo.

 

Por um longo período, as atribulações da minha carreira executiva deixaram pouco tempo disponível para a fotografia. Iniciei um novo ciclo quando deixei a presidência de grandes empresas e voltei a me dedicar à profissão de artista e fotógrafo, que sempre me encantou.

No meu trabalho, abordo a natureza, a vida do campo e a arquitetura urbana para registrá-la em uma fotografia autoral de elevada qualidade técnica, lidando com as cores, composição, luzes e sombras para obter uma imagem pulsante em sensações e contemplações.

REINALDO (10)p&b (1).jpg

 

Atualmente faço prints em fine-art para colecionadores, ministro workshops sobre fotografia e realizo projetos fotográficos para escritórios de arquitetura, imobiliárias e incorporadoras, hotéis, restaurantes e decoração de interiores.

DESTAQUES

  • Grande medalha de ouro no XXXII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo 2019

  • Exposição individual “Fotografia de Montanha”, Mountain Festival – 2019

  • Primeiro lugar no “Varal Fotográfico”, Amparo em Foco – 2019

  • Exposição coletiva “Manifesto Eu”, Amparo em Foco – 2019

  • Exposição coletiva “Caos Imaginado”, Amparo em Foco - 2019

  • Exposição coletiva “Concerto Toriba 75 Anos”, no Auditório Claudio Santoro, Campos do Jordão - 2018

  • Menção Honrosa no 2º Concurso Fotográfico Seu Olhar Sobre São Paulo - 2018

  • Prêmio SLR Lounge Summit Award 2018